“G1 reúne mais de 4 mil notícias de violência contra a mulher em 10 anos”
- Mulheres Apagadas
- 11 de mai. de 2019
- 2 min de leitura

Reportagem de Elida Oliveira do G1 em São Paulo
“Violentamente espancada", "ferida com golpes de facão", "amarrada dentro da própria casa", "incendiada pelo marido". A violência contra a mulher está presente em todos os estados, em todos os estratos sociais. Nos 10 anos da Lei Maria da Penha, o G1 compilou reportagens publicadas de 2006 até julho de 2016 – período que compreende a vigência da lei. São 4.060 textos, que reúnem histórias de mulheres agredidas, estupradas e mortas por maridos, companheiros, namorados ou ex-parceiros.
Enquadrar o agressor na lei é decisão da Justiça, mas as inúmeras violências que chegam a ser noticiadas ilustram como ela está presente na vida das mulheres. Motivados por ciúmes, para punir traições ou contra o fim de relacionamentos, parceiros vivem uma rotina de agressões que podem terminar em morte. Na maior parte das notícias, as mulheres não têm a identidade revelada e são poucos os casos em que há informação sobre o que aconteceu com a vítima após a agressão – quando ela sobrevive – ou se o agressor foi punido.
Atriz Luiza Brunet acusa ex-companheiro de agressão
Eloá é sequestrada e assassinada porque o ex não aceitava o fim do namoro
Universitária é assassinada pelo ex-namorado após ser dopada com clorofórmio
Dançarina é assassinada pelo ex-namorado por ciúme
Mulher e filha são mortas em casa de veraneio no CE
Advogada é assassinada pelo ex por não querer reatar o namoro
Mulher tem as mãos decepadas ao pedir a separação ao marido
Jovem é queimada e tem os filhos mortos após namorado provocar incêndio para matá-la
Fisiculturista é asfixiada pelo namorado
Mulher teve os olhos perfurados ao recusar reatar o casamento
Reportagem na íntegra: http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/08/g1-reune-mais-de-4-mil-noticias-de-violencia-contra-mulher-em-10-anos.html
Pelas autoras do Blog Mulheres apagadas: hoje compartilhamos uma reportagem mais antiga, publicada em julho de 2016, que, porém, infelizmente, ainda ilustra a triste e persistente realidade brasileira. O G1 reuniu mais de 4 mil notícias de violência contra a mulher em 10 anos. No link da reportagem você pode ter acesso a mais detalhes de algumas delas e também pode acessar uma “planilha” com os links das reportagens de cada estado. Isso mesmo: uma “planilha”, que nos faz refletir e reafirmar: a violência contra a mulher é, sem sombra de dúvidas, uma realidade.
Comments