top of page

Coisa de televisão

  • Foto do escritor: Mulheres Apagadas
    Mulheres Apagadas
  • 4 de jun. de 2019
  • 3 min de leitura

As vezes nos deparamos com situações que achamos que é coisa de filme ou televisão. Na verdade, estamos muito enganadas. Filmes, séries e documentários dão voz a histórias que merecem ser contadas e apresentam enredos de superação capazes de mover multidões e provocar a reflexão.

O post de hoje é para sugerir 5 documentários/séries imperdíveis relacionadas com contextos de violência contra mulher, empoderamento feminino, lutas e vitórias.

Confiram!

1. A coisa mais linda - netflix


Série brasileira, ambientada no Rio de Janeiro da década de 50, é sinônimo da palavra sororidade. Quatro mulheres que ao decorrer do drama se conhecem e juntas se apresentam cada vez mais fortalecidas na busca pela igualdade de gênero e direitos. A série provoca a reflexão sobre até que ponto situações de desigualdade do passado estão presente nos dias de hoje e como a união pode influenciar na desmistificação da ideia de que somos o “sexo frágil”. Nunca fomos!


2. She’s beautiful when she’s angry – netflix


Esse documentário conta sobre o movimento feminista americano das décadas de 60/70 nos EUA. Por meio de depoimentos de mulheres que participaram de lutas na busca por igualdade de cargos e salários, pela legalização do aborto e até mesmo pela criação de creches, o documentário apresenta mulheres que abriram portas e sempre pensaram a frente do tempo. Paralelamente a isso a insatisfação de homens com essa situação aparece na telinha demonstrando que nosso percurso não seria fácil. Ainda não é, mais seguimos em frente!

3. Big little lies - hbo


Difícil falar de Big Little Lies sem dar spoiler! Fenômeno da HBO, essa é uma das minhas séries favoritas. Série com apenas uma temporada, (a segunda estreia esse mês) conta com atrizes renomadas que reafirmam o poder do protagonismo feminino. A série conta a história de cinco (amigas?) que ao mesmo tempo em que estão próximas estão distantes. Ao mesmo tempo em que sabem da vida intrafamiliar umas das outras, não sabem das dores uma das outras. A série, cheia de mistério faz a gente torcer para que a amizade das cinco se fortaleça e juntas consigam sanar seus problemas (e quanto problema!). Ah, e Nicole Kidman merece destaque na série, a atriz que na série passa por situações de violência doméstica consegue fazer a gente ficar com nó na garganta por tanto sofrimento! Espero que na próxima temporada seja diferente! Assistam!

4. The Handmaid's Tale (O conto de Aia) – hulu


Série distópica, baseada em um livro e uma das mais assistidas dos últimos tempos apresenta uma cidade opressora em que a mulher é tratada como um objeto servindo apenas para procriar. O Conto de Aia é uma série que coloca abaixo de zero todos os direitos das mulheres e nos faz pensar: E SE PERDESSEMOS TUDO O QUE CONQUISTAMOS? COMO VIVERÍAMOS? A violência contra o gênero é colocada em destaque na série e ao assustar e indignar, provoca a reflexão. Série recente, muito aclamada, merece ser vista!


5. Brave Miss World – netflix



Conta a história de Linor Abargil, Miss Israel em 1998, que foi violentada semanas antes de ser eleita Miss Mundo, e com isso tornou-se representante mundial de vítimas de estupro. Aproveitando-se de seu perfil público, Linor começou a incentivar outras garotas a se manifestarem e a ajudarem outras mulheres a lidarem com suas próprias histórias. O documentário acompanha Linor em sua luta por justiça. Hoje representante mundial de vítimas de estupro, Linor encoraja outras garotas a se pronunciarem contra a violência sexual quebrando o seu silêncio. Em sua jornada, recebe apoio emocional onde quer que vá: centros de apoio a vítimas de estupro, universidades norte-americanas e casas de celebridades de Hollywood. Mas sua luta sempre traz à tona seu próprio trauma. Quando seu estuprador em série tem direito à liberdade condicional, Linor precisa encontrar as outras vítimas para mantê-lo atrás das grades. Para vítimas de estupro, o caminho até a recuperação nunca termina. Mesmo assim, Linor, a corajosa Miss Mundo, encara de frente sua incansável batalha para superar o passado.




Referências utilizadas:

Comments


bottom of page