top of page

Gaslighting

  • Foto do escritor: Mulheres Apagadas
    Mulheres Apagadas
  • 26 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura


O que é?

O termo Gaslighting vem do filme da década de 1990 (1944), Gaslight, da MGM, estrelado por Ingrid Bergman. No longa em questão, a personagem principal é uma mulher muito rica com um marido que quer tomar sua fortuna. Ele então bola um plano de fazer com que ela seja considerada louca e internada em uma instituição mental para conseguir o que quer.



Fazendo uma transição para os dias atuais, o termo é usado quando a mulher sofre de violência psicológica, se trata de abusos sofridos e uma forma de manipulação do agressor sobre a mulher que usa de frases como: "Calma, era só uma brincadeira", "Você está exagerando", "Você está surtada", "Cadê seu senso de humor?", "Você é sensível demais, relaxa um pouco", "Tá de TPM?". Dessa forma a mulher acaba se sentindo culpada pela sua conduta e é, lamentavelmente, manipulada, humilhada e aos poucos vai sofrendo um sequestro emocional de sua personalidade. A mulher que sofre com esse tipo de abuso, deixa gradativamente de lado o seu valor, sua moral e releva todas as acusações para evitar brigas no relacionamento. A medida com que ela vai se anulando em detrimento de sua personalidade, vai dando lugar, na maioria das vezes, ao adoecimento de sua saúde mental. Sentimentos de culpa e insegurança são comuns nesse tipo de relacionamento abusivo, como mostra o depoimento da Coach e Consultora Marcela (nome fictício), de 28 anos, que relatou, em entrevista ao portal G1.com , ser vítima desse tipo de violência:


“Apaixonada pelo namorado, era diminuída nas brigas, mas acabava relevando”. [...]

Parte da entrevista de Marcela concedida ao G1:


Esse tipo de abuso, pode ocorrer em qualquer esfera, onde uma pessoa tem maior poder que outra e por motivos não justificáveis, cometem tal tipo de violência. Apoiado nisso Aline Travaglia, mestra em Psicologia Social, pela PUC-SP, tenta explicar porque esse tipo de violência é mais comum acontecer em relacionamentos amorosos entre uma mulher e um homem, sendo a mulher a principal vítima:


“Mas é muito fácil o homem estar numa relação social de mais poder sendo pai, chefe ou namorado. O pensamento masculino é tido como racional, é como se fosse mais válido, e como se a forma de se expressar da mulher fosse questionável”

As definições para esse tipo falácia acontecer são muitas, vindos dos mais diversificados estudiosos da área da psicanálise, sociólogos, dentre outros profissionais, mas o que realmente importa é que com a população mais consciente sobre esse tipo de abuso é factível que ela seja mais fácil de ser combatida.

Comments


bottom of page